6 dicas para aumentar o engajamento em portais de conteúdo

1. Conheça o seu público

Para aumentar o engajamento com o seu público é necessário conhecer quem são as pessoas que visitam o seu portal. Informações importantes como faixa etária, profissão, classe média e interesses são essenciais para entregar um conteúdo direcionado e que gere valor para visitante. O processo de definição de “personas” tem por objetivo conhecer melhor o perfil dos seus atuais e futuros clientes. Comece conhecendo sua base de clientes através de um canal de ouvidoria ou uma pesquisa com perguntas estratégicas como essas sugestões abaixo:

Quais assuntos mais despertam o interesse dele?

Quais atividades/hobbies que ele realiza?

Qual o nível de escolaridade?

Que tipo de informação e em quais veículos ele busca conteúdo além do seu portal?

O que leva ele a voltar diariamente no seu portal ou assinar seu editorial?

Depois faça uma análise e utilize essas informações de uma forma assertiva para criação de conteúdo, ações de marketing digital direcionadas e para tomar decisões estratégicas sobre a editoria do portal.

2. Incentive assinatura de newsletter

Capture e-mail e transforme visitantes antes desconhecidos em futuros clientes mantendo relacionamento com os mesmos enviando conteúdo informativo e oportunidades como descontos em assinaturas e outros benefícios. Lembre-se de criar um calendário de envio de newsletter e se possível contrate uma ferramenta de disparo de e-mail marketing para poder mensurar e analisar cada disparo

3. Desenvolva conteúdos exclusivos

Desenvolva conteúdos exclusivos com assuntos especializados o usuário paga por eles pagam quando as publicações se destacam em assuntos sobre os quais eles se interessam particularmente, por isso também é importante conhecer quem são os visitantes do seu portal para poder entregar conteúdo que realmente importa e tem valor para o seu público.

Receba os posts do blog em seu email!

4. Desenvolva parcerias

Desenvolva parcerias estratégicas para gerar ainda mais valor ao seu leitor. Agregue conteúdo de bons fornecedores ou envie seu conteúdo para o mailing de um parceiro estratégico que também está conectado com o seu público ou tem um perfil de audiência similar ao do seu portal.

5. Esteja presente em diversos canais

Distribua conteúdo e notícias em diversos canais tendo sempre como o centro o seu portal de conteúdo. O público jovem por exemplo costuma consumir conteúdo através de referências de amigos e redes como Facebook, Instagram, Twitter e também através do cal de vídeos Youtube. É preciso estar presente nesses ambientes para reconstruir e expandir o alcance do seu negócio. Não deixe o conteúdo totalmente bloqueado, divulgue nas redes sociais gerando assim engajamento mais amplo e um reconhecimento maior do seu negócio.

 6. Invista em tecnologia

Não espere para ver o que o que o seu concorrente vai investir ou fazer para apenas copiar, antecipe-se às tendências de mercado investindo em plataformas de gerenciamento de conteúdo que reduzam tempo e custos para a sua empresa. Aposte em ferramentas de mídia programática e inteligência de dados para entregar publicidade e conteúdo segmentado que o seu leitor realmente precisa.

Vamos começar a planejar o seu portal? Coloque essas dicas em prática e obtenha muito mais resultados em engajamento e monetização. Precisa de ajuda? Converse conosco que teremos o maior prazer em lhe ajudar.

Share this Post

Deixe uma resposta