Cobrança Recorrente para Empresas de Comunicação

O que é cobrança recorrente?

Como já abordamos em alguns artigos, a cobrança recorrente é uma solução de pagamento para serviços periódicos. São aqueles serviços ou produtos baseados em modelos de assinaturas, planos ou mensalidades. A economia da recorrência não se baseia na venda de um produto, mas sim no acesso a ele. Alguns exemplos bastante conhecidos são academias de ginástica, clubes de futebol, estacionamentos, escolas, serviços de pedágios e plataformas de streaming de vídeo e música, como Netflix e Spotify.

Esse modelo de negócios apresenta grandes vantagens para o usuário, como o sistema de preços, que deixa de se apoiar no produto físico e se baseia no consumo; a comodidade; a facilidade de adesão ou cancelamento e a transparência na relação entre cliente e fornecedor.

A economia da recorrência já deixou de ser uma aposta para o futuro, hoje ela é uma certeza do presente. Grandes empresas estão modificando seu modelo de negócios para focar em assinaturas, mas muitas delas ainda não contam com uma boa plataforma de cobrança recorrente.

Benefícios da Cobrança Recorrente

O maior benefício desse modelo é a previsibilidade da receita. O financeiro da empresa saberá de antemão o número de usuários cadastrados com seus cartões de crédito e pagamentos via débito, tendo mais segurança no controle de caixa e prevendo o faturamento dos meses subsequentes. A automação do pagamento também é responsável pela redução da inadimplência e fidelização dos clientes, visto que praticamente todas as burocracias exigidas pelo pagamento mensal de uma cobrança são extintas.

Através da cobrança recorrente, é possível receber pagamentos online com cartão de crédito, débito automático da conta e boleto bancário, durante o período determinado em um acordo ou ainda por tempo indeterminado.

Cobrança Recorrente para Assinatura de Jornais

Quando começamos a falar sobre cobrança recorrente, a primeira coisa que pensamos é nas assinaturas de jornais. Uma reflexão normal, afinal o sistema de assinatura ficou popularizado no mundo inteiro através das revistas e jornais. Quem não lembra do jornal sendo entregue diariamente na sua casa? Ou dos pacotes de revistas chegando semanalmente? 

Após a crise do mercado editorial, causada justamente pela tecnologia e acesso em massa à informação, é novamente através das assinaturas, dessa vez de conteúdo digital, que o mercado editorial vem se estabilizando e crescendo novamente. Como em toda crise, diversos grandes veículos foram extintos, mas através de um olhar mais atento podemos enxergar inúmeros veículos de informação e conteúdo nascendo nos últimos anos. O modelo foi reinventado. A cobrança recorrente é parte dessa evolução. Através desse recurso os jornais têm uma gestão de suas assinaturas muito mais eficaz e assertiva.

É possível, através da Plataforma SCAP, com seu módulo de Cobrança Recorrente, oferecer opções de assinaturas como: 

  1. Primeiro mês de cortesia + Valor X nas próximas mensalidades. 
  2. Fazer combos de planos/tipos de assinaturas envolvendo digital e impressa.
  3. Além disso, é possível também envolver o clube ou cartão do assinante, oferecendo vantagens e benefícios aos assinantes.

A plataforma SCAP automatiza a gestão de assinatura, circulação, publicidades, comercial e cobrança, que aliada ao AspinNews, Plataforma de Gestão e Monetização de Conteúdo (Hospedagem, CMS, Paywall, Flip e e-commerce), possibilita uma melhora da saúde financeira de uma empresa de comunicação, deixando seus gestores se preocuparem somente com a gestão de seu produto. 

Entre em contato conosco, a Plataforma SCAP vai ajudar no controle e crescimento das vendas de conteúdo e assinaturas.

Share this Post

Deixe uma resposta