Facebook cria grupo para combater notícias falsas

O Facebook acaba de criar um grupo global para ajudar as pessoas quanto ao discernimento de notícias verdadeira e falsas, a News Integrity Initiative.

O objetivo da iniciativa é dar destaque e confiança ao jornalismo, além de estimular conversas de qualidade do interesse público.

O Facebook informou ainda que deve buscar financiadores adicionais e novos parceiros para o projeto, para juntos focarem na veracidade das informações.

Esse projeto é muito interessante para estabelecer a confiança  no jornalismo perante as redes sociais visto que, segundo pesquisas do Instituto Reuters, cerca de 51% das pessoas usam as redes sociais semanalmente como fontes de notícias e 12% dizem que elas são os principais meios de informação. O estudo foi realizado com mais de 50 mil leitores em 26 países.

A missão é aumentar a confiança no jornalismo em todo o mundo e estimular a qualidade de conversações de interesse público. A iniciativa vai financiar pesquisa e projetos, além de promover encontros com especialistas da indústria.

Entre os fundadores e integrantes atuais do projeto estão: Arizona State University (EUA), o fundador do Wikipedia, Jimmy Wales, a Divisão de Liberdade de Expressão e Desenvolvimento da Mídia da UNESCO, a International Center for Journalists (EUA), AppNexus, Mozilla, Betaworks, entre outras.

Fonte: TecMundo e Mobile Time.

Share this Post

Deixe uma resposta