Paywall: o futuro da sua publicação passa por aqui

O Paywall é a ferramenta de monetização de conteúdo que vem se configurando como uma alternativa relevante para um número cada vez maior de jornais e revistas. De 2014 para 2015, as assinaturas digitais cresceram 27%, enquanto a circulação paga dos jornais impressos caiu 13%, de acordo com o IVC- Instituto Verificador de Comunicação. A necessidade de uma melhor alternativa para consumo e visualização das notícias nos dispositivos móveis também contribuiu para o aumento da circulação digital paga.

A Aspin Tecnologia desenvolveu um modelo de Paywall poroso e inteligente que permite uma degustação do conteúdo, promovendo engajamento da base de leitores. Após um certo nível de navegação (totalmente parametrizado de acordo com as características e necessidades de cada negócio), o leitor é convidado a tornar-se assinante.

Mas por que as pessoas estão dispostas a pagar por conteúdo?

Porque querem informação com credibilidade: a busca pela veracidade e qualidade nas informações prestadas acaba atraindo novos assinantes e clientes dispostos a pagar por conteúdo relevante e responsável. A tendência de aumento das assinaturas digitais é uma evidência adicional da capacidade de atrair um grande número de novos clientes pagantes e construir um negócio de assinatura de sucesso a partir da prática do jornalismo profissional e de credibilidade. O compromisso com a verdade e a apuração das informações precisas são fundamentais e permitem que um veículo seja uma fonte de informação confiável e de valor;

Crescente sustentabilidade: como em vários outros setores da economia no Brasil, as pessoas passaram a ter uma maior consciência sobre a necessidade de atitudes cidadãs e sustentáveis como por exemplo, evitar o consumo de produtos piratas, reduzir o consumo de papel e se preocupar com o meio ambiente;

Apreciação: as pessoas são simpáticas à ideia de que o bom conteúdo e as iniciativas de veículos locais precisam de apoio e incentivo para se sustentarem.

Conheça cada modelo e suas vantagens

Hard: somente assinantes cadastrados possuem acesso ao conteúdo.

Vantagens:
Gera receita;
Protege a tiragem do impresso;
Dificulta a pirataria de conteúdo;
Disponibiliza um nível mais sofisticado de inteligência sobre o leitor e seus hábitos.

Metered: a monetização é avaliada de acordo com as métricas de acesso de cada leitor, podendo oferecer uma degustação controlada até um certo número de edições e após esse período o conteúdo torna-se pago. Incentivando assim o leitor frequente a tornar-se assinante.

Vantagens:
Monetiza os leitores assíduos;
Introduz novo ponto de contato para a venda de assinaturas;
Minimiza a queda de audiência;
Compatível com ações de engajamento.

Freemium: você escolhe os conteúdos que serão gratuitos para seus leitores navegarem e quais serão pagos de seu editorial. Você pode vender um conteúdo à lá carte através de uma assinatura Premium paga.

Vantagens:
Monetiza assinantes;
Não impõe limites quantitativos aos visitantes;
Valoriza a qualidade do conteúdo Premium;
Difícil de burlar.

Metered Freemium: nessa modalidade é possível oferecer ao leitor uma opção de assinatura que melhor se encaixa no seu perfil, de acordo com o interesse de conteúdo, permitindo ao usuário uma experiência mais personalizada onde ele escolhe o qual conteúdo quer pagar.

Vantagens:
Monetiza assinantes;
Possibilita acesso ao conteúdo Premium para os visitantes;
Difícil de burlar;
Transforma conteúdo Premium em engajamento;
Fornece base rica de dados sobre os leitores e seus hábitos.

Além de oferecer uma consultoria especializada para determinar o modelo de Paywall ideal para o seu negócio, oferecemos portais responsivos que se adaptam a telas de dispositivos móveis e aplicativo.
Ofereça uma experiência de consumo relevante ao seu usuário e aumente a lucratividade do seu negócio.

Entre em contato conosco!

Share this Post

Deixe uma resposta