Saiba mais sobre chatbots e como ele pode ser aplicado na sua empresa

O relacionamento entre as empresas e as pessoas no ambiente digital passará por uma transformação impactante nos próximos anos, no lugar de botões, aplicativos, longos cadastros e diversos menus teremos uma interface conversacional, nesse futuro bem próximo e já presente em diversas empresas brasileiras, iremos conversar com máquinas representadas pelos chatbots (robôs de conversação) que são softwares capazes de conversar com os humanos no estilo e tom da sua empresa com roteiros pré-programados e que se adaptam de acordo com as conversações através de técnicas de machine learning (aprendizado de máquina).

A tecnologia dos chatbots pode ser aplicada na sua empresa para atender solicitações padrão como: fazer assinaturas, renovar, cancelar, emitir segunda via de boleto, selecionar as notícias do dia que deseja ler entre outras funcionalidades como captar leads, tirar dúvidas sobre vendas e auxiliar no pós vendas.

O portal Mobile Time elaborou uma pesquisa mostrando o tamanho desse mercado no Brasil com dados importantes. Segundo o portal, os canais preferidos de 60 empresas que participaram da pesquisa são: 47% Facebook Messenger, 25% utilizam em sites, 18% em outros canais como Whatsapp, Telegram e URA, 10% não responderam.

No mercado de mídia, alguns jornais como New York Times e The Whasington Post já experimentaram bots de conversação. De acordo com o diretor de produto do New York Times, Andrew Phelps, os bots fazem parte de uma tendência maior de personalização na indústria do jornalismo: “No jornalismo em geral, estamos vendo um movimento em direção a uma relação muito mais pessoal entre leitores e organizações de notícias e acho que a ascensão dos bots neste momento é em parte porque eles facilitam essas interações mais pessoais”.

Já o diretor do produto do The Whashington Post, Joey Marburger disse que é improvável que desempenhem um grande papel no consumo. Ao invés disso, ele acha que os bots serão úteis no engajamento com os leitores “Bots realmente não vão ser a nova grande plataforma de consumo”, explicou Marburger. “As pessoas não vão direto a um bot e começam a perguntar sobre histórias, mas a interação com eles vai ficar mais fácil, isso pode ajudar a aumentar o engajamento. Se você já está lendo uma história, um bot poderia ajudar a responder a perguntas sobre isso ou sugerir outras histórias para ler.” Outro teste que ambos jornais já fizeram algumas vezes é utilizar os bots para coberturas de grandes eventos como os Jogos Olímpicos.

Veja alguns benefícios dos chatbots para a sua empresa:

  • Simplificação de processos;
  • Atendimento instantâneo;
  • Automatização das vendas e pós vendas;
  • Economia de recursos;
  • Melhorias no atendimento ao cliente;
  • Integração com sistema de gestão;
  • Disponibilidade de atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A Aspin é uma das empresas que está no Guia de Desenvolvedores de Bots no brasil desenvolvido pelo portal Mobile Time. O futuro chegou e sua empresa não pode ficar parada.

Entre em contato conosco para um bate-papo sem compromisso e saiba mais sobre essa tecnologia que está mudando a forma de se relacionar com as pessoas.

Para conferir a pesquisa completa sobre o Mapa do Ecossistema brasileito de Bots acesse http://panoramamobiletime.com.br/ e baixe o material.

Fonte: Panorama Mobile Time – Mapa Ecossistema Brasileiro de Bots – Dezembro/2017 e portal Knight Center.

 

 

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