cobrança_recorrente

Como Montar uma Operação de Cobrança Recorrente Igual à Netflix?

A cobrança recorrente já é uma solução popular e conveniente — tanto para as empresas quanto para os consumidores — porque facilita a gestão de contas das pessoas e minimiza os riscos de inadimplência para as organizações.

Mais do que isso! Existem outras vantagens em adotar esse modelo de pagamento que a Netflix e outras marcas já implementaram com sucesso no país, e tem tudo para fazer o mesmo pelo seu negócio.

Confira!

O Que é a Cobrança Recorrente?

Você, talvez, já faça uso de um serviço com o modelo de cobrança recorrente.

Vamos explicar como funciona: você experimenta essa solução (como a própria Netflix) por um mês, de forma gratuita, e em seguida o serviço passa a ser cobrado automaticamente — seja por meio de débito na sua conta bancária ou na fatura do seu cartão de crédito.

Com isso, as empresas levam aos seus consumidores e clientes em potencial alguns benefícios: um período gratuito de teste com todos os recursos da solução oferecida e, posteriormente, a conveniência de gerar uma cobrança automaticamente para que o usuário permaneça com as suas contas em dia, sem a preocupação do vencimento, por exemplo.

Como Funciona a Cobrança Recorrente?

Esse meio de pagamento é simplificado para os usuários, e tem se mostrado uma das mais eficientes formas de cobrança. Afinal de contas, é prático, rápido e seguro.

Resumindo de forma simples, o fornecedor estabelece o valor da assinatura, depois o valor é debitado do cliente na data programada. Se for um plano anual, que custe R$1.200, o cliente não precisa ter o valor total liberado em seu limite do cartão de crédito. Ele precisa ter somente a quantia de cada mês, no caso do exemplo, de R$100.

E se você ainda está se perguntando o que um consumidor (ou a própria empresa) tem a ganhar com isso, dê só uma olhadinha no tópico a seguir!

imagem tecnológica, de um notebook com gráficos, simulando cobrança recorremte.

Quais são os Benefícios em Investir nesse Modelo de Pagamento?

A Netflix, precursora nesse modelo de negócios até então pouquíssimo explorado à época, conseguiu fazer do modelo de pagamento um diferencial de negócio. Através da cobrança recorrente ela minimizou por completo a necessidade de deslocamento do cliente para curtir um serviço de locação de audiovisuais.

E a cobrança recorrente fez disso um serviço contínuo e do qual os seus consumidores sequer precisam acessar o site do seu banco ou ir a uma agência física para pagar pelo serviço: ele ocorre automaticamente.

E no quanto isso agrega, de maneira positiva, à experiência dos usuários e à própria empresa?

Veja só os benefícios, logo abaixo:

Diminui o Risco de Inadimplência

A cobrança é feita automaticamente e na data de vencimento estipulada no momento da contratação do serviço;

Previsibilidade Financeira

A empresa não vai ter o empecilho da inadimplência recorrente, permitindo um planejamento financeiro mais seguro;

Retenção e Atração de Clientes

Através de experiências positivas geradas, novos clientes serão atraídos, além da retenção dos antigos;

Transparência

Apresenta-se como um serviço transparente, sem taxas ocultas e imprevistas para o consumidor.

__

Além disso, a empresa tende a ganhar com um fluxo de operação mais objetivo e prático. A automatização de processos permite que o gestor foque, exclusivamente, em aspectos analíticos e estratégicos para o desenvolvimento da sua empresa. Afinal de contas, a cobrança recorrente já faz isso sem a necessidade de interação humana.

E os clientes, por sua vez, já contam com esse mesmo valor praticado de maneira constante e fixa na sua conta. Algo que favorece o planejamento financeiro e garante que, com um simples acompanhamento das despesas, ele possa cumprir com as suas obrigações financeiras.

Quer entender, agora, como a cobrança recorrente pode agregar esses benefícios no dia a dia do seu negócio? Entre em contato conosco, e descubra como a Plataforma AspinEasy pode se adaptar rapidamente à realidade da sua empresa e implementar esse eficiente modelo de pagamento!

Share this Post

Deixe uma resposta